A Educação Multicultural

A multiculturalidade é ambígua. Ela desafia o docente a se inteirar de uma realidade não conhecida por ele. No caso de uma escola indígena, um professor de fora da aldeia tem que, rapidamente, conhecer a cultura praticada e se adaptar ao modo em que eles consomem e aceitam o conteúdo. Viver uma cultura totalmente diferente exige dedicação e paciência. O interesse em aprender é tão necessário quanto ensinar.
Acredito que a principal função de um estado multicultural seja o direto de preservar os saberes. Instituições escolares devem ser responsáveis por promover tanto a inclusão quanto a exclusão dessa condição. Infelizmente a não existência de uma norma clara sobre o assunto permite que muitas culturas se percam ao longo do nosso tempo. Muitos índios preferem seus filhos estudando português em detrimento a sua língua nativa. Apesar da justificativa que, dentro da sociedade em que estão inseridos existe a necessidade de aprender a lingua dos brancos, aos poucos seus próprios saberes vão se perdendo.
Cabe ao professor reconhecer a importância dessa multiculturalidade latente em nosso país e se aprofundar na cultura alheia, para que assim possa compreender melhor um mundo diferente vivido por ele até hoje. Enquanto o conhecimento se propagar a cultura estará salva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MÚSICA MEDIEVAL

História da Música Brasileira - Eunice Katunda

MOTIVAÇÃO NA PRÁTICA EDUCATIVA